quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A Gamela...

É assim que chamamos aqui na minha região.A descrição da palavra gamela no dicionário: vasilha de madeira ou de barro, de vários tamanhos, em forma de alguidar ou quadrilonga, us. para dar de comer aos porcos, para banhos, lavagens e outros fins.


Não é uma gamela qualquer...antigamente quando precisava-se de algo tipo uma bacia ou tapoer, não era só ir até a vendinha mais próxima e comprar. Não existia!!! E o que fazer então para dar banho nos bebês, temperar as carnes quando se matava um animal do rebanho? Entre outras utilidades...
Aqui na minha região era comum o uso de gamelas, esculpidas em madeira.
Essa minha gamela eu ganhei da minha vó paterna. Quando ela se casou, o pai dela, meu bisavô Paulo Hacke, fez para ela. Minha vó sempre a usou para temperar carnes, já que aquele tempo não havia geladeira, o jeito era salgar a carne para a conservação.
Vocês não tem ideia de como adoro essa peça. Pelo valor sentimental que ela tem. 



Mais de 50 anos se passaram e a gente consegue ver as marcas de formão, ou sei lá que ferramente que era usada!



E ela fica lé, em lugar de destaque, sobre meu fogão a lenha!




E você, tem alguma peça de família que se orgulha? Me conta!

Estou muito feliz com todas as visitas lindas que eu tive!!!! Voltem sempre!!!


2 comentários:

  1. O valor sentimental dessas peças são muito valiosas...tenho um bule e xícaras de porcelana que foram da minha avó!

    adorei seu cantinho! bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabiane. Achei sua forma de decorar muito especial. Gosto desse lado rústico e de transformar cada cantinho como único. Lar mesmo. Tenho algumas peças antigas e valorizo muito, incluindo telefone. Bjs

    ResponderExcluir